Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED)
Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED)
A gestão de documentos é uma área da administração geral
relacionada com os princípios de economia e eficácia na produção e uso dos
documentos, segundo os quais a informação deve estar disponível no lugar certo,
na hora certa, para as pessoas certas e com o menor custo possível.
A gestão de documentos, em seu sentido mais amplo, significa
assegurar acesso pleno aos documentos e às informações necessárias à tomada
diária de decisões e à garantia de deveres e direitos.
Destacam-se como objetivos específicos da Gestão de
Documentos:
· permitir de forma ágil e assertiva o acesso aos documentos
e às informações
· promover a transparência dos atos administrativos
· garantir economia, eficiência e eficácia na administração
· tornar o processo decisório mais célere
· racionalizar a produção documental
· controlar o fluxo de documentos e a organização dos
arquivos
· normatizar os procedimentos para classificação, avaliação,
transferência, recolhimento, guarda e eliminação de documentos
· contribuir para a preservação do patrimônio documental
considerado de guarda permanente
Em linhas gerais, podemos descrever uma solução tecnológica
de GED como um conjunto de módulos interligados que permite a uma empresa
gerenciar seus documentos em forma física ou digital. Esses documentos podem
ser das mais diversas origens, tais como papel, microfilme, imagem, som,
planilhas eletrônicas, arquivos de texto etc.
Os principais módulos de uma solução de GED são:
Capture - Acelera processos de negócio através da captação
de documentos e formulários, transformando em informações confiáveis e
recuperáveis, passíveis de serem integradas a todas as aplicações de negócios.
Document Management (Gerenciamento de Documentos) - É a
tecnologia que permite gerenciar com mais eficácia a criação, revisão,
aprovação e descarte de documentos eletrônicos.
Dentre as suas principais funcionalidades estão o controle
de informações (autoria, revisão, versão, datas etc.), segurança, busca,
check-in / check-out e versionamento.
Workflow / BPM – Controla e gerencia processos dentro de uma
organização, garantindo que as tarefas sejam executadas pelas pessoas corretas
no tempo previamente definido.
Organiza tarefas, prazos, trâmites, documentos e sincroniza
a ação das pessoas.
COLD/ERM – Tecnologia que trata páginas de relatórios,
incluindo a captura, indexação, armazenamento, gerenciamento e recuperação de
dados.
Esta tecnologia permite que relatórios sejam armazenados de
forma otimizada, em meios de baixo custo, mantendo-se sua forma original.
Forms Processing (processamento de formulários) - tecnologia
que possibilita reconhecer as informações e relacioná-las com campos em bancos
de dados, automatizando o processo de digitação.
Neste sistema são utilizados o ICR (Intelligent Character
Recognition) e OCR (Optical Character Recognition) para o reconhecimento
automático de caracteres.
Records and Information Management (RIM) - É o gerenciamento
do ciclo de vida de um documento, independente da mídia em que se encontre.
Através de um sistema RIM gerencia-se a criação,
armazenamento, processamento, manutenção, disponibilização e descarte dos
documentos, sob controle de categorização e tabelas de temporalidade.