Dicas para reduzir custos com impressão
As impressoras são equipamentos acessíveis nos dias atuais e muito úteis para as tarefas no trabalho, na faculdade e em casa. Porém, a utilização das impressões no dia a dia pode representar um grande gasto no orçamento, muitas vezes relacionado a desperdícios, se não forem adotadas algumas melhores práticas.
Quando imprimimos gastamos, além do papel, a tinta que é um insumo caro já que envolve também a troca de componentes como cartuchos e toners. O uso incorreto das impressões sem seguir alguns cuidados básicos pode representar um custo que pesa no orçamento mensal.
Reunimos neste post 5 fatores que impactam diretamente para reduzir os custos com impressão. Confira as dicas abaixo e fique atento!
Imprima somente o que for útil
Antes de apertar o botão “imprimir”, pense se realmente você precisa desta impressão, se o documento está correto e será mesmo útil para você.
Grande parte do esperdício nas impressões se deve a impulsividade na hora de enviar um arquivo para impressão. Portanto, envie para a impressora somente os documentos finais ou que serão realmente úteis para você.
Configure sua impressora
A configuração correta do equipamento pode otimizar muito a economia de insumos. Portanto, crie um “perfil personalizado” nas “propriedades de impressão” e ajuste as configurações para otimizar a economia e facilitar a impressão.
Apesar de cada equipamento ou sistema poder apresentar uma interface diferente de acordo com o fabricante, as opções para a otimização da economia estão sempre disponíveis.
Monitore o seu gasto com papel
Papel também é dinheiro! Portanto, fique atento na hora de formatar um documento para o melhor aproveitamento dos espaços, economizando assim, a quantidade de papel necessária para imprimir o documento.
Ajuste também as margens e o tamanho das fontes para evitar espaços em branco desnecessários. Outra dica importante é utilizar os dois lados da folha sempre que possível!
Utilize o modo Standby para economizar insumos
Esta dica vale somente para quem utiliza muito o aparelho. Apesar do modo Standby gastar mais energia do que manter a impressora desligada, para quem utiliza muito o aparelho o ideal é mantê-lo ligado neste modo.
Isto porque a cada acionamento do aparelho consome-se certa quantidade de tinta.
Utilize cartuchos e toners compatíveis
No mercado atual, além dos cartuchos originais, estão disponíveis também cartuchos alternativos compatíveis.
Estes geralmente são mais baratos e podem representar uma grande economia no gasto mensal com insumo de impressões. Mas fique atento e certifique-se da procedência deste tipo de produto antes de inserir em sua impressora.