A COPYSYSTEMS utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Como escolher a impressora ideal ?

| Informativos
Como escolher a impressora ideal ?

Como escolher a impressora ideal ?

Na hora de escolher a impressora ideal, normalmente as pessoas ficam um tanto confusas, já que existem inúmeros tipos de diversas marcas de impressoras disponíveis. Além disso, sempre surgem novos modelos, e cada um oferece algo que parece novo e diferente. Se você está precisando comprar uma impressora, precisa analisar antes suas necessidades, principalmente para adquirir aquela que vai oferecer os resultados que você precisa e ter um preço justo e adequado para seu bolso. Neste artigo vamos mostrar os principais pontos a serem considerados e que você precisa analisar na hora de encontrar a impressora ideal. Acompanhe!

Como definir a impressora ideal?

Vamos aos pontos que você precisa analisar antes de comprar uma impressora:

1. Analise em primeiro lugar suas necessidades

Pense nos motivos que você tem para comprar uma impressora:

• Você sempre precisa imprimir alguma coisa?

• O que você imprime é em preto e branco ou em cores?

• Você precisa imprimir apenas documentos ou também fotos?

• Que valor você pode disponibilizar para comprar uma impressora?

2. Escolhendo entre impressora jato de tinta ou laser

As impressoras jato de tinta são as mais comuns e utilizadas, principalmente por poder imprimir em cores a menor custo. São impressoras que rendem bem, embora apresentem algumas desvantagens. Os cartuchos geralmente custam uma média de 50 reais, podendo imprimir uma média de 200 folhas, ou seja, um valor médio de 25 centavos por folha. Quando você precisa imprimir maior quantidade de folhas, a impressora a laser é a mais indicada. Os cartuchos de toner são mais caros, podendo custar em média 100 reais, mas os valores variam muito de uma marca para outra. A vantagem da impressora a laser é a qualidade das suas impressões, tanto coloridas como em preto.

3. Como escolher entre conexão USB, Ethernet ou Wi-Fi?

Se você tem apenas um computador, a melhor opção é escolher a conexão USB. No entanto, se é um escritório que precisa conectar diversos computadores numa única impressora, é melhor escolher a conexão Ethernet.

Para quem precisa deixar a impressora distante do computador ou quando existem outras pessoas que utilizam notebook, a melhor pedida é uma conexão Wi-Fi, que permite imprimir sem conexão direta USB.

4. Escolher uma impressora ou uma multifuncional?

Se você precisa de outros serviços da impressora, como digitalização de documentos, tirar fotocópias ou enviar fax, além de imprimir, é melhor comprar uma impressora multifuncional.

Contudo, considere suas necessidades, já que a multifuncional custa mais caro do que uma impressora comum já que contém diversas funcionalidades em um único equipamento.

5. Qual resolução escolher na impressora?

As impressoras apresentam duas resoluções mais comuns: 600 dpi e 1200 dpi. Quanto maior for a resolução, melhores serão as impressões. Caso você precise apenas imprimir somente documentos de texto, a resolução de 600 dpi é mais do que suficiente. No entanto, se precisa imprimir gráficos e imagens, é preciso ter uma resolução melhor, especialmente para impressão de fotografias.