Produção Gráfica

Produção Gráfica

A produção gráfica é o conjunto de etapas necessárias para reproduzir, em qualquer número de cópias, peças escritas e imagens a partir de uma matriz, o layout ou arte-final. Está presente desde a impressão de um simples cartão de visitas até a de um sofisticado catálogo.
Quem desenvolve trabalhos que englobam serviços de impressão precisa conhecer o processo de produção, para garantir que todas as fases sejam cumpridas. Preparamos, neste post, muitas informações importantes sobre produção gráfica. Confira!

QUAIS SÃO AS ETAPAS DO PROCESSO GRÁFICO
Seja um adesivo ou uma impressão digital, o processo gráfico contempla quatro fases distintas, porém conectadas. São elas: criação do projeto, pré-impressão, impressão e o acabamento.

CRIAÇÃO
O designer é o responsável por esse momento. Ele cria, de acordo com as necessidades e desejos do cliente, a parte visual do projeto, alinhada com o texto. Por meio de processos criativos e sistemáticos, dá um corpo (ainda virtual) a uma ideia.

PRÉ-IMPRESSÃO
É um conjunto de ações adotadas após a finalização do arquivo. Nessa etapa são testadas as possibilidades criadas, antes da impressão propriamente dita. Seu principal objetivo é identificar e corrigir eventuais falhas no arquivo, para garantir a alta qualidade da impressão.

IMPRESSÃO
Essa é a fase em que as ideias são materializadas. É o processo de impressão propriamente dito, que acontece na gráfica.

ACABAMENTO
É a última etapa do processo. Nesse momento, todos os detalhes são trabalhados, como corte, revestimentos, aplicação de vernizes etc. Aqui o impresso recebe sua forma definitiva.