A COPYSYSTEMS utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

5 erros comuns em impressoras que você mesmo pode resolver

| Informativos
5 erros comuns em impressoras que você mesmo pode resolver

5 erros comuns em impressoras que você mesmo pode resolver

Certamente, quem tem um equipamento em casa ou no escritório já passou por alguns destes problemas mais comuns em impressoras. Alguns deles podem ser bem fáceis de serem solucionados com um pouco de conhecimento sobre o assunto.

Listamos para você 5 problemas mais comuns relacionados a impressoras para que você saiba lidar com eles com facilidade caso aconteçam com você, acompanhe abaixo:

1. O papel engasgou e travou a impressora

Isto é um problema comum e ocorre quando algo obstrui a passagem do papel ou a impressora tem dificuldades de mover a folha para realizar a impressão.

Quando isto acontece, o equipamento pode devolver uma folha toda amassada com erros de impressão ou até mesmo travar todo o processo.

Caso isto aconteça, o primeiro passo é desligar a impressora para evitar posteriores desgastes.

Abra o compartimento onde o papel é disponibilizado ou, dependendo do equipamento, acesse a bandeja de papel. Tente verificar onde o papel travou, desde a entrada da folha até onde o papel é impresso. Libere as travas se existirem.

Tire com cuidado o papel agarrado e possíveis fragmentos que estejam impedindo este de correr livremente. Tenha cuidado para não danificar motores ou engrenagens. Opte pelo sentido natural de impressão para fazer a retirada do papel, caso seja possível.

Após retirar todo o material preso, reinicie a impressora com papel novo, liso e seco. Evite inserir papeis com dobras ou irregularidades que impeçam o equipamento de efetuar o procedimento corretamente.

2. A Fila de Impressão Parou ou Não Responde

Por mais moderno que seja a sua impressora, ela ainda tem uma limitação básica que é atender somente um projeto de cada vez.

Desta forma, a fila de impressão tem como objetivo organizar os trabalhos que foram enviados para o sistema, afim de priorizar as tarefas que são enviadas de forma linear para o equipamento.

A fila de impressão pode travar se há um projeto que ocupou toda a memória disponível do equipamento, se por ventura um dos projetos contém algum erro ou até mesmo por falta de papel.

Para resolver este problema em uma impressora dedicada, acesso o painel de controle da impressora (utilitário de impressão) no sistema operacional.

Cancele todas as operações ou identifique aquele projeto que contém erro. Pode ser necessário, em alguns casos, reiniciar a máquina.

Em casos em que a impressora é compartilhada por vários computadores, o mais indicado é chamar um assistente responsável para realizar o devido procedimento.

3. Vazamentos de tinta ou manchas indevidas de impressão

Ao identificar algum vazamento de tinta ou mancha de impressão, primeiro desligue o aparelho.

Seque o local com um pano seco ou papel absorventes. Pode ser utilizado um produto de limpeza comum para fazer a limpeza. Tenha cuidado para não inalar o produto. Evite utilizar aspiradores de pó.

Para limpar sujeira de tinta dentro da impressora, tome cuidado. Veja se realmente é necessário fazer esta limpeza.

Desligue o aparelho e utilize pano ou papel seco para fazer a limpeza. Não se esqueça de remover o cartucho ou toner para realizar o procedimento.

Após a limpeza ser realizada, ligue novamente o aparelho e realize o procedimento de limpeza padrão do cabeçote do cartucho ou do toner. Na maioria das impressoras, este procedimento já é feito ao ligar o equipamento.

4. A energia elétrica acabou no meio de uma impressão

Não é algo para se preocupar. Pode ser resolvido de forma semelhante ao procedimento com o papel engasgado. Ou então siga os passos abaixo:

Desligue a impressora, mesmo sem energia.

Após o retorno da energia, ligue novamente o aparelho e note se ele por si só irá soltar o papel. Caso não aconteça, em algumas impressoras você pode realizar o comando manualmente em algum botão, consulte o manual.

Se ainda assim o papel não for removido, tente o procedimento indicado para o papel engasgado indicado acima.

Em alguns casos é necessário ler o manual de instruções. A sigla “RTFM” significa: “por favor usuário, leia o manual de instruções”.

5. Problemas com impressão no papel fotográfico

O papel fotográfico possui um lado específico para impressão que absorve corretamente a tinta. Portanto, antes de realizar a impressão, certifique-se de que o lado do papel está correto. Observe ser a tinta não está sendo absorvida corretamente e interrompa o processo, caso não esteja.

Se tiver impresso no lado errado, verifique a posição correta do papel para que a tinta seja impressa corretamente e reinicie a operação